CORANTES ARTIFICIAIS: técnica de separação por cromatografia

O termo cromatografia foi criado, em 1906, por um botânico russo que trabalhava com a separação de constituintes químicos presentes em plantas. Por ter sido observada a separação de cores na análise, o termo dado ao processo foi cromatografia (chrom = cor e graphie = escrita).

Este experimento trata de uma das técnicas de separação mais empregadas em Química, a cromatografia, amplamente utilizada em laboratórios, na pesquisa ou no controle de qualidade nas áreas de alimentos, farmacêutica, indústrias de tintas, dentre outras. Aqui, ela é usada para separar corantes presentes  em tintas  de canetas esferográficas e de hidrocor  utilizadas pelos estudantes nas atividades escolares. 

A cromatografia é um método físico-químico de separação, onde ocorre a migração dos componentes de uma mistura entre uma fase estacionária (no caso, o papel) e uma fase móvel (no caso, a água). É possível empregá-la tanto na análise de misturas simples quanto complexas, o que a torna uma técnica de grande utilidade.

MATERIAIS E REAGENTES

 Copo de vidro transparente  de 100mL
 pincel pequeno com ponta arredondada
 régua graduada (20cm) de plástico
 papel para cromatografia (pode ser usado papel de coador de café)
 1 lápis grafite
 1 secador de cabelo (opcional)
 canetas esferográficas  na cor azul e vermelha, canetas tipo hidrocor.
  Álcool


PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

a) Corte um pedaço de papel de filtro, na forma de um retângulo, que caiba num copo de vidro de 100mL, de modo que o retângulo cortado fique afastado das laterais do copo em 1cm de cada lado e 1cm da borda. Em seguida, marque com um lápis grafite uma linha na horizontal que esteja afastada 1,5cm da base do papel.
b) Use um pincel para pegar um pouco da tinta das canetas e faça, com esse pincel, um círculo pequeno na linha traçada sobre o papel. Faça o mesmo com as canetas de hidrocor, marcando diretamente, um círculo pequeno na linha traçada sobre o papel.
c) Lave o pincel com álcool e aplique outra cor, da mesma forma, mantendo os círculos afastados em pelo menos 0,5cm, até preencher a linha com várias cores.
d) Anote com lápis grafite o nome da cor embaixo de cada círculo (não use caneta!).
e) Ponha álcool  no copo, de modo que seu fundo seja preenchido com um pequeno volume de álcool (a quantidade de álcool deve preencher cerca de 0,5cm).
f) Leve o papel com os círculos coloridos ao copo. O papel deve ficar com sua borda inferior mergulhada no álcool, porém sem que o álcool toque nas manchas coloridas. A base do papel deve ser deixada o mais reta possível para que, com a passagem do álcool, as manchas se movimentem ao mesmo tempo e não borrem.
g) Deixe o álcool subir pelo papel. Quando ele chegar próximo ao topo do papel, remova-o do álcool.
h) Marque a altura final que o álcool alcançou no papel.
i) Deixe o papel secar ao ar ou seque-o com um secador de cabelos.


                                                 











Comentários

Postagens mais visitadas